quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fatores que afetam a absorção de Insulina

Os fatores que determinam a taxa de absorção da insulina após a administração subcutânea incluem tipo de insulina, fluxo sanguíneo subcutâneo, atividade muscular regional no local da injeção e profundidade da injeção (a insulina terá um início de ação mais rápido quando liberada em meio intramuscular do que no meio subcutâneo).

A absorção de insulina também varia de região para região do corpo como se vê na figura. Em geral , a insulina é injetada nos tecidos subcutâneos do abdome, nádegas, região anterior da coxa ou parte dorsal do braço. A absorção é em geral mais rápida a partir da parede abdominal, seguida pelo braço, nádega e coxa. A mudança dos locais de injeção de insulina foi tradicionalmente defendida para evitar a lipo-hipertrofia ou a lipoatrofia, embora estas condições sejam menos prováveis de ocorrer com preparações altamente purificadas de insulina.


Atualmente, o abdome é o local preferido de injeção pela manhã, pois a insulina é absorvida cerca de 20 a 30% mais rapidamente deste local do que no braço.


Fonte:

http://diabetes.tudosobre.org/tratamento/fatores-que-afetam-a-absorcao-de-insulina.html
www.damedpel.com/.../FARMACO%202008%20-%20PROF%20PIZARRO%20-%20INSULINAS.ppt

0 comentários:

Postar um comentário