domingo, 15 de novembro de 2009

HISTÓRIA DA INSULINA – INTRODUÇÃO

Diabetes sempre foi, ao longo da história, uma doença grave que acomete milhões de seres humanos. Até as primeiras décadas do século 20, não havia tratamento algum para a doença. Os portadores de diabetes tipo 1 morriam rapidamente, enquanto que os portadores da do tipo 2 pedeciam lentamente, sofrendo as graves conseqüências da doença por longo período de tempo. A doença, portanto, significava a morte para os portadores.
No final do século 19, foi descoberta a insulina, um peptídeo produzido pelo pâncreas, capaz de controlar a glicemia sanguínea e, portanto, controlar a diabetes. Na década de 20 do século passado, a insulina foi, pela primeira vez, isolada e utilizada para tratamento de um doente. Desde então, o tratamento ao diabetes foi melhorando de forma progressiva, através da melhoria de técnicas ligadas à insulinoterapia.
De forma breve, colocaremos as ações bioquímicas principais do hormônio insulina no organismo humano nas primeiras postagens do blog. A evolução histórica do uso de insulina para o tratamento de diabetes será colocada de maneira mais detalhada, de forma a se seguir uma ordem cronológica. Estudos mais recentes serão colocados ao final, explorando as possibilidades de tratamento atuais e projetando possibilidades para o futuro.

Postado por: João Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário