quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Isolamento da Insulina!!

O trabalho de Naunyn, Minkowski, Opie, Schafer, e outros haviam indicado que a diabetes é causado pela falta de um hormônio protéico secretado pelas ilhotas de Langerhans, no pâncreas. Para esse hormônio Schafer tinha dado o nome de insulina, e era suposto que a insulina controla o metabolismo do açúcar, de modo que a falta dela resulta no acúmulo de açúcar no sangue e à excreção do excesso de açúcar na urina. Alguns médicos até tentaram alimentar seus pacientes com pâncreas fresco. O experimento fracassou e, provavelmente, deixou alguns pacientes implorando por alguma coisa para limpar o céu da boca, como aconteceu com outras tentativas para substituir a insulina que faltava. Entao chegamos ao ano de 1921 onde um curioso médico, es estudante de teologia, chamado Dr Frederick Banting, lendo em uma revista médica um artigo de Moisés Baron, que mostrava que, quando o ducto pancreático experimentalmente foi fechada por ligaduras, as células do pâncreas que secretam tripsina desgeneravam, mas que as ilhotas de Langerhans permaneciam intactas, entao Banting sugeriu a idéia de que a ligadura do ducto pancreático , destruindo as células que secretam tripsina, podiam evitar a destruição da insulina, de modo que, após um tempo suficiente, depois de desgeneradas as células secretoras de tripsina, a insulina poderia ser extraída a partir das ilhotas de Langerhans intacta.




Decidido a investigar esta possibilidade, Banting (na foto acima junto a seus colaboradores) discutido com várias pessoas, entre os quais estava JJR Macleod, professor de Fisiologia da Universidade de Toronto, lhe deu facilidades para o trabalho experimental.Em seguida, Dr. Charles Best um estudante de medicina, foi nomeado assistente de Banting, e juntos, Banting e Best iniciaram o trabalho que logo traria resultados espetaculares. No laboratório do amigo fisiologista JJR MacLeod, durante estudos em cães tentando demonstrar que a secreção exócrina pancreática poderia destruir o composto químico sintetizado pelas ilhotas de Langerhans, descobriram e isolaram a insulina.

Primeiro teste:

Em 11 de janeiro de 1922, clínicos do Toronto General Hospital prescreveram de modo injetável 15 ml de extrato pancreático a um paciente com diabetes, Leonard Thompson de 14 anos de idade em estado clínico crítico, cujo corpo estava tão devastado pela diabetes que ele pesava apenas 30kg. Houve poucos efeitos em Thompson: o açucar no sangue baixou, o menino teve uma melhora, mais pouco significativa. Ele continuava a se sentir muito mal e em suas nádegas ouve o aparecimento de abscesso estéril no local da aplicação (furúncos). Diante deste fato, o bioquímico JB Collip purificou este extrato pancreático e em seguida foi novamente aplicado em Thompson, desta vez com resposta imediata e eficaz da glicosúria e da cetonúria. Com estes achados, pela primeira vez na história ficou demonstrado, de maneira inequívoca, a relação da secreção interna pancreática e o diabetes melito.
Em razão destas conquistas terapêuticas, em 1923, Banting e Macleod receberam do Nobel Committee of the Caroline Institute, o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.

no próximo post falaremos da Cristalização da Insulina !
continue conosco e Bons estudos !!!

CARPE DIEM !!!

Bibliografia:
Foto:htp:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-lG6CVXaAURNxXgR-5ipv6Iuk5c7sNaMNg7cLLwwGhCtB6dMgBBVrXJF8XW9FMeY5SwKwJsNUwFMW5Ozvg25hDX685GtradAGy4MJowigkin8vAMcWJVfPLBljtF1qHIYO6srt-b67BGv/s400/Nobel_Laureates_1923_Banting_Macleod.bmp
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_3493.html
http://saude.hsw.uol.com.br/historia-da-insulina.htm
http://nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1923/banting-bio.html

1 comentários:

Ciência Brasil disse...

Carpe diem !

Postar um comentário